Você está em - Home - Artigos - Entenda mais sobre a demência

Entenda mais sobre a demência

A demência é definida como "declínio da capacidade intelectual, suficientemente grave para interferir nas atividades sociais ou profissionais, persistente e que é causada por uma doença que acomete o sistema nervoso central". A prevalência da demência aumenta com a idade, acometendo quase 40% dos indivíduos com mais de 90 anos, sendo a Doença de Alzheimer, a causa mais comum.

O principal sintoma associado a demência é a alteração da memória, geralmente para eventos mais recentes. O indivíduo começa então a esquecer onde deixou objetos ou mesmo não lembra da data atual. No entanto, outros sintomas podem estar presentes, como por exemplo, alteração do comportamento, linguagem e das funções executivas (utilizar utensílios no dia a dia, fazer cálculos, etc). Os principais fatores de risco para desenvolver a demência são a idade avançada,  baixo nível de escolaridade e história familiar de demência.

O diagnóstico de demência é feito através dos dados da história clínica, exame físico e de exames laboratoriais e de imagem. Além disso, é essencial que algum familiar acompanhe o paciente na consulta, pois em determinadas situações só é possível ter informações sobre o que está acontecendo através dos relatos dos familiares. O diagnóstico preciso é essencial pois existem causas potencialmente reversíveis de demência, como por exemplo, o hipotireoidismo, déficit de vitamina B12 e a depressão, que muitas vezes são tratadas equivocadamente como Doença de Alzheimer.

O tratamento é feito de acordo com a causa da demência. Nos casos de hipotireoidismo e déficit de vitamina B12, por exemplo, a reposição hormonal e de vitamina B12 podem reverter a demência. Nos casos da Doença de Alzheimer, além do tratamento medicamentoso específico, é essencial o suporte familiar para que o paciente desenvolva atividades sociais e que estimulem o raciocínio, bem como a adaptação da casa para evitar acidentes domésticos.