Você está em - Home - Artigos - Você sabe o que é a enxaqueca?

Você sabe o que é a enxaqueca?

A enxaqueca é uma doença crônica altamente prevalente na população, com manifestações clínicas que variam entre as pessoas. Na sua forma mais comum, a doença é caracterizada por dor de cabeça latejante em apenas um lado ou uma parte da cabeça, enjoo, tontura e aversão à luminosidade, sons e aos odores fortes. Muitas pessoas manifestam também vômitos, formigamentos pelo corpo ou pela cabeça e visão embaçada. Os sintomas podem variar bastante de uma pessoa para a outra, não sendo necessário apresentar todos esses sintomas para o diagnóstico.

Como os sintomas da enxaqueca costumam ser incapacitantes e de forte intensidade, em muitos casos pode ser necessário instituir o tratamento com algum dos medicamentos profiláticos para a enxaqueca. Esses medicamentos são utilizados todos os dias e são capazes de impedir que a dor de cabeça e os outros sintomas associados à enxaqueca instalem-se, promovendo melhora da qualidade de vida e reduzindo a necessidade de uso de analgésicos.

A enxaqueca não tem cura e é possível que tenha grandes variações ao longo da vida. Ainda que não tenha cura, a doença tem tratamento e é possível viver bem com esse diagnóstico. Em algumas épocas, pode não ser necessário o uso de medicamentos de uso contínuo e pode ser suficiente o controle da doença apenas com o uso de analgésicos e anti-inflamatórios. Entretanto, existem períodos nos quais os sintomas podem ser mais intensos e mais frequentes, requerendo o tratamento profilático. Vários são os fatores que influenciam essa inconstância da enxaqueca, tais como estresse emocional, sobrecarga de trabalho, tempo de sono, modificações hormonais e idade do paciente.

O neurologista é capaz de diagnosticar a enxaqueca, além de definir e instituir o tratamento mais adequado para cada pessoa.