Você está em - Home - Artigos - Como prevenir o AVC?

Como prevenir o AVC?

O que é o AVC?

O Acidente Vascular Cerebral ou AVC (popularmente conhecido como "Derrame") é definido como o surgimento de um déficit neurológico súbito em decorrência de um problema nos vasos sanguíneos do sistema nervoso central. O AVC é a segunda principal causa de morte no Brasil e principal causa de incapacidade no mundo. O Ministério da Saúde estima que por ano 100 mil brasileiros morrem em decorrência de um AVC.

O AVC é classicamente dividido em dois tipos: isquêmico e hemorrágico. O AVC Isquêmico ocorre pela obstrução ou redução súbita do fluxo sanguíneo em uma artéria causando falta de circulação no seu território vascular. O AVC Hemorrágico é causado pela ruptura espontânea de um vaso sanguíneo, com extravasamento de sangue para o interior do cérebro.

Como reconhecer um AVC?

Os sintomas associados ao AVC são súbitos, desenvolvem-se em poucos minutos ou horas e incluem:

• Perda de força de um lado do corpo, incluindo ou não a face;
  • Dificuldade de articular palavras;
  • Formigamentos ou parestesias em um lado do corpo, incluindo ou não a face;
  • Perda súbita de parte da visão;
  • Alteração do equilíbrio, coordenação ou tontura;

Caso você reconheça em alguém algum desses sintomas e eles tenham se desenvolvido de forma súbita, não espere melhorar e encaminhe a pessoa imediatamente a um hospital ou ligue para o SAMU (192).

Como prevenir um AVC?

Aproximadamente 80% dos casos de AVC poderiam ser evitados através do controle de fatores de risco mudanças nos hábitos de vida.

• Controle da Hipertensão Arterial;
  • Tratamento do Diabetes;
  • Redução nos níveis de Colesterol;
  • Redução de peso;
  • Prática regular de exercícios físicos;
  • Não fumar ou parar de fumar;
  • Tratamento da Síndrome da Apneia do Sono;

É muito importante também manter um acompanhamento médico regular e realizar exames de acordo com cada caso.

Como é realizado o tratamento do AVC?

O tratamento é feito na fase aguda, ou seja, nas primeiras horas após o início dos sintomas. Por isso é tão importante reconhecer e levar a pessoa imediatamente a um hospital. O tratamento hospitalar é feito através do controle dos parâmetros clínicos associado a um medicamento injetável ou por via endovascular.